Quem é o Conselho de Guerra

Professor de História do Ensino Fundamental e Médio do Rio de Janeiro e atualmente (2016) estudando mestrado profissional de História na UFRJ.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Contos de Ultenor SBG: Uma (talvez) curta história e o Primeiro teste

Estou desenvolvendo um jogo que agora, neste momento, já passou por mudanças significativas no sistema e dinâmica de jogo.

Não há nada de original nele. Na verdade, ele nada mais é que uma compilação de sistemas que eu acho interessantes e que puderam se converter em um único. As fotos que se seguem são de uma partida entre mim e Léo (Spartaniv) que serviu de teste para a mecânica de jogo. Como disse, muito do que foi testado neste dia (no ano de 2016) já foi mudado de forma que não há nem possibilidade de críticas. De lá para cá, o jogo ganhou uma cara nova, como disse, mas manteve a sua característica essencial (e nada original): uma fase de ordens inicial, exatamente como no sistema SAGA. É a partir daí que o jogo se desenvolve.

Contos de Ultenor é o nome dado a um cenário de campanha montado por mim na época do AD&D e do D&D 3a edição, da Wizards of the Coast. O cenário foi criado ao longo de uma campanha grande em que eu mestrava. A campanha durou quase um ano e isso fez com que eu conseguisse criar uma série de informações sobre o mundo, o continente, os povos, suas histórias etc. em que as aventuras aconteciam. No fim, consegui compilar tudo em dois livros para aventuras e campanhas futuras, que não se desenvolveram por falta de tempo e de saco de jogar aventuras longas que nunca terminavam num mesmo dia (e essa foi uma das causas de eu ter desistido do RPG e partido para o wargaming). Um desses livros são as regras para se jogar em Ultenor (o continente do mundo de Tirel onde as aventuras se passam) e o outro é um livro que fala das diferentes raças encontradas no continente, além de informações pertinentes para se desenvolver um jogo em Ultenor.

Esse período foi bem legal da minha vida e ganhando um pouco mais de conhecimento e experiência no wargaming, resolvi colocar miniaturas em Ultenor. Aliás, é óbvio que elas não são exclusivas, muito pelo contrário. Contos de Ultenor quando foi concebido lá trás, como RPG, teve uma influência muito grande da Terra- Média de Tolkien, do Forgotten Realms, do Birthright e de alguns outros cenários do D&D (como Dragonlance). Mas de todos, Tolkien foi o principal. Assim, quando jogávamos, imaginávamos os trolls, os elfos e praticamente todas as criaturas que existiam na Terra- Média exatamente como nos livros e nos filmes que estavam sendo lançados no período. As miniaturas da GW então servem muito bem para o Contos de Ultenor SBG.

Isso não impede que outras miniaturas de outros sistemas não possam ser colocadas na mesa. Isso seria um contrassenso em relação ao que é o D&D. As únicas regras que existem nesse sentido são: as miniaturas devem ser de 28 mm e nem todas as raças e criaturas do D&D existem em Ultenor (portanto o sujeito não pode colocar qualquer coisa na mesa). Isso não é um problema porque as regra do jogo indicam quais as raças e criaturas existem (com suas estatísticas e características)

Chega de papo e vamos às fotos.
Eu estava de elfos, e traduzindo para o cenário criado, com um exército composto de suas sub-raças deles: os elfos de Viahen (os Galadhrim da GW) e os Celerond (os High Elfs da GW). Spartaniv estava de orcs e trolls, com alguns goblins (talvez fingindo serem orcs, agora já não lembro).

O objetivo era um exército matar o Senhor da Guerra do outro.



Aspectos da mesa. Como o jogo é de Skirmish, uma mesa de 1,20 X 1,20 é o suficiente


A tabela de ordens. As unidades são ativadas a partir de marcadores coloridos que são obtidos a partir da quantidade de unidades que um exército tem disponível e da sua experiência. As unidades são ativadas a partir das ordens descritas na tabela.


Spartaniv contava com o Troll para proteger seu Senhor da Guerra, só que a criatura não conseguiu segurar a saraivada de flechas dos elfos.

Mais uma panorâmica da mesa. Os orcs tentam sobreviver às investidas dos elfos



O Senhor da Guerra orc sofre seu primeiro dano. Daí para frente os elfos tinham o controle da escaramuça

A foto final. Derrota dos orcs nesse primeiro e único teste até agora
Então é isso, Pretendo fazer novos testes com Contos de Ultenor SBG e já afirmo que estou criando - ou tentando criar - um sistema genérico, que sirva também para Segunda Guerra e Sci fi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário